Total de visualizações de página

sábado, 26 de fevereiro de 2011

torcendo pelo documentário "Lixo extraordinário" p/ ganhar o oscar

matéria do site: http://ultimosegundo.ig.com.br/oscar/e+muito+importante+estar+com+jolie+e+brad+pitt+afirma+tiao/n1238118492322.html

Protagonista do documentário "Lixo Extraordinário", indicado ao Oscar 2011, e trabalhador em um aterro sanitário no Rio de Janeiro, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, procura despertar consciências em Hollywood para melhorar a qualidade de vida dos que reciclam lixo no Brasil.

Tião, de 32 anos, aterrissou pela primeira vez em Los Angeles esta semana para assistir como uma estrela à entrega das estatuetas do Oscar no Teatro Kodak, uma festa gala que lhe aflige e da qual espera desfrutar, embora sem esquecer qual é seu papel na cerimônia.

"É muito gratificante e maravilhoso tudo o que está acontecendo", comentou Tião em entrevista concedida à Agência Efe no hotel Mondrian, na Sunset Boulevard. "Isto é muito maior do que tinha pensado, todo mundo parece famoso. Mas é uma coisa que vai passar, terminará, e tenho que ter os pés no chão e não perder o contato com a realidade", explicou.

O líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) se transformou nas últimas semanas no grande estandarte brasileiro pela defesa dos direitos a um trabalho e condições de vida dignas para os que, assim como ele, cresceram aproveitando o que outros jogam fora.

Sua história como catador de lixo desde os 11 anos de idade no Jardim Gramacho, um dos maiores lixões do mundo, foi relatada no filme "Lixo Extraordinário", produção britânica e brasileira que conquistou um lugar entre os cinco candidatos a melhor documentário.

Desde que a indicação foi divulgada, no final de janeiro, Tião deixou para trás o anonimato para saltar às páginas dos jornais e aos programas das emissoras de TV brasileiras, uma mudança que tenta assimilar e aproveitar pelo bem dos seus.

"Eu não sou um ator. Estou aqui por um documentário que contou a vida real e para dar notoriedade ao nosso coletivo", indicou Tião, que, se puder, não deixará passar a ocasião de falar às grandes estrelas do cinema mundial sobre o que podem fazer pelos trabalhadores dos lixões no Brasil.

"É muito importante estar com Angelina Jolie e Brad Pitt ou outras celebridades que podem se envolver nesta causa, porque isto te dá maior visibilidade, é muito importante ter seu apoio", assinalou o catador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário