FOGO EM CIMA, MONTANHA EMBAIXO: A VIAGEM
O I Ching nos recorda que há um momento para começar e um momento para concluir. Algo chegou ao fim e é preciso seguir adiante, ainda que o apego insista em mantê-lo controlando tudo, Cibelle. Não é inteligente forçar uma situação apenas para impedir que a mudança ocorra, pois isso pode gerar apenas frustração e uma sensação de fracasso.
Observe que “algo que chegou ao fim” não é, necessariamente, uma afirmação negativa. Pode, pelo contrário, ser muito positiva, principalmente se o que chegou ao fim foi um sofrimento, uma situação insustentável, uma doença ou um problema. E também é preciso aprender a seguir adiante pois, por incrível que pareça, ficamos também apegados aos nossos sofrimentos. Confiar no desconhecido é a mensagem fundamental do fogo sobre a montanha, Cibelle. Há momentos em que precisamos simplesmente saltar no abismo, na confiança de que asas nos conduzirão aonde devemos ir. O futuro reserva muitas surpresas pra você, mas apenas se você souber se desapegar do que não lhe serve mais.
LINHAS MUTÁVEIS
Em seu jogo, uma ou mais linhas foram sorteadas com as três moedas do mesmo lado. Essas são chamadas Linhas Mutáveis e merecem uma atenção especial, já que os conselhos apresentados podem mudar sua trajetória. Entenda melhor»
PRIMEIRA LINHA MUTÁVEL: Quem espera pouco da vida, recebe pouco. Procure observar que é você quem está criando limitações para a própria vida, Cibelle. Não será que você está sonhando baixo demais? Queira mais, você merece!
O FUTURO DESTA SITUAÇÃO – NOVO HEXAGRAMA
No I Ching as Linhas Mutáveis criam um segundo hexagrama, representando o futuro da situação de quem joga caso os conselhos dados no primeiro hexagrama sejam seguidos.
- 6ª
- 5ª
- 4ª
- 3ª
- 2ª
- 1ª
Ideograma
FOGO EM CIMA, FOGO EMBAIXO: A CHAMA DA VIDA
O trigésimo hexagrama do I Ching é puro fogo, Cibelle. E o fogo é brilhante, chama a atenção. Entretanto, este elemento retira sua força sempre de algum combustível, pois ele depende de combustíveis para existir. Podemos entender isso tudo da seguinte maneira, Cibelle: todas as coisas que você deseja (para onde você dirige o seu fogo interior) são o alimento para que você mantenha acesa a sua chama vital, o seu entusiasmo. Somos muitas vezes tomados por desejos muito intensos e são estes desejos que mantêm aceso o impulso vital. Entretanto, a realização de um desejo dá lugar a outro, e a outro, e a outro. Logo ficamos insatisfeitos, ainda que pensemos que aquilo que queremos conquistar é a melhor coisa do mundo. Tão logo conquistamos, passamos a desejar outra coisa. Por isso, este hexagrama é uma faca de dois gumes pra você, Cibelle, pois se por um lado ele sugere que você irá realizar vários desejos um atrás do outro, atraindo as coisas para si como que por mágica, por outro lado você termina se escravizando por aquilo que conquista e percebe que a insatisfação nunca passa. Por isso mesmo, o I Ching chama a sua atenção para a necessidade de uma atenção maior dada à vida espiritual e não apenas a conquistas mundanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário